Quem sou eu

Minha foto
Rio do Oeste, Santa Catarina, Brazil
Sou formado Tecnólogo em Saúde pela FATEC de Sorocaba - SP e Licenciado em Ciências-Química pela FACEPAL - PR. Especialista no Ensino da Matemática pela UNIDAVI e Especialista em Métodos Estatísticos pela FURB. Professor de Ciências, licenciando nas disciplinas de Matemática, Física e Química. Gosto de estar com a família e os amigos. Gosto de ouvir e cantar todos os tipos de música. Defendo o direito de igualdade para todos e luto por uma sociedade onde os seres humanos possam compreender a finitude dos recursos naturais e principalmente a fragilidade da espécie humana em decorrência da depredação do nosso planeta.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUÍMICA AOS NOSSOS PÉS


Você já percebeu que existem algumas plantas, conhecidas como ervas daninhas, que são difíceis de controlar, devido a sua alta disseminação e que conseguem vencer o crescimento mesmo nos solos muito pobres em nutrientes? É tão grande a sua resistência, que chega até chamar a atenção, você não acha?
            É o que acontece com um plantinha, de nome científico Cyperus rotundus, mais conhecida em nossa região como TIRIRICA. Realmente é uma erva que dissemina-se muito rapidamente e prejudica a produção agrícola, principalmente as hortaliças.
            Mas, se ela possuí estas características, deve-se ao fato de possuir substâncias químicas, chamadas de hormônios, propícias para se desenvolver.
            Desta forma, podemos então, utilizar estas substâncias para provocar o enraizamento de outras plantas que não possuí tantos hormônios assim.
            Veja como você pode fazer:

           ·         Arranque algumas tiriricas, principalmente contendo as raízes (batatinhas) e contendo também as folhas.
      ·         Bata com um pilão, ou corte-as em pedaçinhos e depois bata no liquidificador com um  pouco de água.
      ·         Coloque as mudas (estacas) que você quer enraizar nesta solução por três dias.

Depois, é só observar. Até a próxima!

Nenhum comentário:

Postar um comentário