Quem sou eu

Minha foto
Rio do Oeste, Santa Catarina, Brazil
Sou formado Tecnólogo em Saúde pela FATEC de Sorocaba - SP e Licenciado em Ciências-Química pela FACEPAL - PR. Especialista no Ensino da Matemática pela UNIDAVI e Especialista em Métodos Estatísticos pela FURB. Professor de Ciências, licenciando nas disciplinas de Matemática, Física e Química. Gosto de estar com a família e os amigos. Gosto de ouvir e cantar todos os tipos de música. Defendo o direito de igualdade para todos e luto por uma sociedade onde os seres humanos possam compreender a finitude dos recursos naturais e principalmente a fragilidade da espécie humana em decorrência da depredação do nosso planeta.

quarta-feira, 30 de maio de 2012

UM POUCO DE FILOSOFIA


"Quem se dedica à filosofia põem-se à procura do homem, escuta o que ele diz, observa o que ele faz e se interessa por sua palavra e ação, desejoso de partilhar, com seus concidadãos, do destino comum da humanidade."
O homem parece conhecer bastante as coisas que ele pode medir e observar por meio de aparelhos. Átomos e galáxias inteiras podem ser objetivamente detectados por aparelhos de observação e quantificados por aparelhos de medição. Mas, embora a informação em relação aos fenômenos mensuráveis seja numerosa, o conhecimento que o homem tem de si mesmo é muito pequeno. O homem continua sendo um grande mistério para si mesmo. Isto porque emoções e pensamentos humanos não podem ser objetivamente detectados por aparelhos de observação ou quantificados por aparelhos de medição. A realidade humana é bem mais complexa que a realidade natural. O japonês, o brasileiro e o africano, se comparados entre si, parecem pertencer a mundos completamente diferentes. Essas diferenças não são significativamente naturais. Tratam-se de diferenças no modo de sentir, pensar e agir, enfim, tratam-se de diferenças culturais.
Foi somente a partir de Sócrates e dos sofistas que a filosofia ocidental voltou-se para a pesquisa sobre o homem e a relatividade dos seus valores culturais. O fato de haver universos culturais diferentes torna complexo o estudo dos sentimentos, pensamentos e valores humanos, mas trata-se de um estudo absolutamente necessário porque é disso que depende a nossa própria vida e, ao que parece, a vida de todos os outros seres do nosso planeta.
É necessário ficar atento ao que o homem diz e ao que o homem faz para entendermos os mecanismos que nos aprisionam, para saber quem somos, quais as consequências das nossas ações, dos nossos medos, do porquê da insatisfação, em que devemos acreditar, e em quem devemos acreditar, de onde viemos, para onde vamos etc. Encontrar, ou pelo menos tentar encontrar, a resposta para essas questões e compartilhá-las com os outros é a mais sublime missão do filósofo.
A filosofia é perturbadora da paz, significando portanto que a função do filósofo é denunciar a mentira, a improbidade, a torpeza, a mediocridade e a hipocrisia. Perturbar a paz é provocar o mundo com indagações que objetivam construir um mundo sem preconceitos e consequentemente mais equânime. O filósofo não precisa responder. Ele faz as perguntas. Esse é o seu papel.
Mas... e você? Tem perguntado, ou somente está respondendo? Pense nisso.

sexta-feira, 25 de maio de 2012

QUÍMICA AOS NOSSOS PÉS


Você já percebeu que existem algumas plantas, conhecidas como ervas daninhas, que são difíceis de controlar, devido a sua alta disseminação e que conseguem vencer o crescimento mesmo nos solos muito pobres em nutrientes? É tão grande a sua resistência, que chega até chamar a atenção, você não acha?
            É o que acontece com um plantinha, de nome científico Cyperus rotundus, mais conhecida em nossa região como TIRIRICA. Realmente é uma erva que dissemina-se muito rapidamente e prejudica a produção agrícola, principalmente as hortaliças.
            Mas, se ela possuí estas características, deve-se ao fato de possuir substâncias químicas, chamadas de hormônios, propícias para se desenvolver.
            Desta forma, podemos então, utilizar estas substâncias para provocar o enraizamento de outras plantas que não possuí tantos hormônios assim.
            Veja como você pode fazer:

           ·         Arranque algumas tiriricas, principalmente contendo as raízes (batatinhas) e contendo também as folhas.
      ·         Bata com um pilão, ou corte-as em pedaçinhos e depois bata no liquidificador com um  pouco de água.
      ·         Coloque as mudas (estacas) que você quer enraizar nesta solução por três dias.

Depois, é só observar. Até a próxima!

quinta-feira, 24 de maio de 2012

VOCÊ SABE O QUE SIGNIFICA IDEB?

Alguns dias atrás, um aluno me perguntou o que seria este tal de IDEB, que ele teria escutado em uma reportagem na televisão e não teria entendido direito. Em palavras simples, falei que se tratava de uma avaliação do desempenho da Escola. Assim, achei interessante postar no blog sobre este assunto, para que possa servir de pesquisa para outras pessoas também. 
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (IDEB) foi criado pelo INEP em 2007 e representa a iniciativa pioneira de reunir num só indicador dois conceitos igualmente importantes para a qualidade da educação: fluxo escolar e médias de desempenho nas avaliações. Ele agrega ao enfoque pedagógico dos resultados das avaliações em larga escala do INEP a possibilidade de resultados sintéticos, facilmente assimiláveis, e que permitem traçar metas de qualidade educacional para os sistemas. O indicador é calculado a partir dos dados sobre aprovação escolar, obtidos no Censo Escolar, e médias de desempenho nas avaliações do INEP, o SAEB – para as unidades da federação e para o país, e a PROVA BRASIL – para os municípios.
É fácil, é só acessar neste endereço http://educarparacrescer.abril.com.br/nota-da-escola que lá estará disponível todas as informações necessárias.
Valeu Moçada.  Portanto, não esqueçam: Estudar não mata ninguém.
Sempre às ordens e Um grande Abraço!

sexta-feira, 18 de maio de 2012

RIO DO OESTE - 100 ANOS DE HISTÓRIA

Rua XV de Novembro em 1965.

Esta foto é da Rua XV de Novembro esquina com a Rua do Expedicionário.
Aos fundos está a casa da nossa família, a frente estão minha mãe, Margarida e meu irmão mais velho Adair Francisco, que há aproximadamente trinta anos reside no município de Angelina. 

Oração Shakeasperiana

         Depois de algum tempo, você aprende a diferença, a sutil diferença, entre dar a mão e acorrentar uma alma. E você aprende que amar não significa apoiar-se, e que companhia nem sempre significa segurança. E começa a aprender que beijos não são contratos e presentes não são promessas. E começa a aceitar suas derrotas com a cabeça erguida e olhos adiante, com a graça de um adulto e não com a tristeza de uma criança.
          E aprende a construir todas as suas estradas no hoje, porque o terreno do amanhã é incerto demais para os planos, e o futuro tem o costume de cair em meio ao vão. Depois de um tempo você aprende que o sol queima se ficar exposto por muito tempo. E aprende que não importa o quanto você se importe, algumas pessoas simplesmente não se importam... E aceita que não importa quão boa seja uma pessoa, ela vai feri-lo de vez em quando e você precisa perdoá-la, por isso. Aprende que falar pode aliviar dores emocionais.
          Descobre que se levam anos para se construir confiança e apenas segundos para destruí-la, e que você pode fazer coisas em um instante das quais se arrependerá pelo resto da vida. Aprende que verdadeiras amizades continuam a crescer mesmo a longas distâncias. E o que importa não é o que você tem na vida, mas quem você tem na vida. E que bons amigos são a família que nos permitiram escolher. Aprende que não temos que mudar de amigos se compreendemos que os amigos mudam, percebe que seu melhor amigo e você podem fazer qualquer coisa, ou nada, e terem bons momentos juntos.
          Descobre que as pessoas com quem você mais se importa na vida são tomadas de você muito depressa, por isso sempre devemos deixar as pessoas que amamos com palavras amorosas, pode ser a última vez que as vejamos. Aprende que as circunstâncias e os ambientes tem influência sobre nós, mas nós somos responsáveis por nós mesmos. Começa a aprender que não se deve comparar com os outros, mas com o melhor que pode ser. Descobre que se leva muito tempo para se tornar a pessoa que quer ser, e que o tempo é curto.
          Aprende que não importa onde já chegou, mas onde está indo, mas se você não sabe para onde está indo, qualquer lugar serve. Aprende que, ou você controla seus atos ou eles o controlarão, e que ser flexível não significa ser fraco ou não ter personalidade, pois não importa quão delicada e frágil seja uma situação, sempre existem dois lados.
          Aprende que heróis são pessoas que fizeram o que era necessário fazer, enfrentando as conseqüências. Aprende que paciência requer muita prática. Descobre que algumas vezes a pessoa que você espera que o chute quando você cai é uma das poucas que o ajudam a levantar-se.
          Aprende que maturidade tem mais a ver com os tipos de experiência que se teve e o que você aprendeu com elas do que com quantos aniversários você celebrou. Aprende que há mais dos seus pais em você do que você supunha. Aprende que nunca se deve dizer a uma criança que sonhos são bobagens, poucas coisas são tão humilhantes e seria uma tragédia se ela acreditasse nisso.
          Aprende que quando está com raiva tem o direito de estar com raiva, mas isso não te dá o direito de ser cruel. Descobre que só porque alguém não o ama do jeito que você quer que ame, não significa que esse alguém não o ama, contudo o que pode, pois existem pessoas que nos amam, mas simplesmente não sabem como demonstrar ou viver isso.
          Aprende que nem sempre é suficiente ser perdoado por alguém, algumas vezes você tem que aprender a perdoar-se a si mesmo. Aprende que com a mesma severidade com que julga, você será em algum momento condenado. Aprende que não importa em quantos pedaços seu coração foi partido, o mundo não pára para que você o conserte. Aprende que o tempo não é algo que possa voltar para trás.
          Portanto... plante seu jardim e decore sua alma, ao invés de esperar que alguém lhe traga flores. E você aprende que realmente pode suportar... que realmente é forte, e que pode ir muito mais longe depois de pensar que não se pode mais. E que realmente a vida tem valor e que você tem valor diante da vida!"
Willian Shakespeare

William Shakespeare

          Muitas vezes quando tomamos conhecimento de algumas literaturas, refletimos sobre a capacidade de desenvolvimento do ser humano. Acontece que alguns chegam até a nos assustar, pela forma, beleza e sobrenaturalidade. Um deles é William Shakespeare, que faleceu antes de completar seus 52 anos .(Stratford-upon-Avon, 26 de Abril de 1564 - Stratford-upon-Avon, 23 de Abril de 1616) .  
          De suas obras restaram até os dias de hoje 38 peças, 154 sonetos, dois longos poemas narrativos, e diversos outros poemas. Suas peças foram traduzidas para os principais idiomas do globo, e são encenadas mais do que as de qualquer outro dramaturgo. Muitos de seus textos e temas, especialmente os do teatro, permaneceram vivos até aos nossos dias, sendo revisitados com frequência pelo teatro, televisão, cinema, e literatura. Entre suas obras mais conhecidas estão ROMEU E JULIETA, que se tornou a história de amor por excelência, e Hanlet, que possui uma das frases mais conhecidas da língua inglesa: To be or not to be: that's the question (Ser ou não ser, eis a questão. Foi um poeta e dramaturgo inglês, tido como o maior escritor do idioma inglês e o mais influente dramaturgo do mundo. É chamado frequentemente de poeta nacional da Inglaterra e de "Bardo do Avon" (ou simplesmente The Bard, "O Bardo").
          Shakespeare nasceu e foi criado em Stratford-upon-Avon. Aos 18 anos, segundo alguns estudiosos, casou-se com Anne Hathaway, que lhe concedeu três filhos: Susanna, e os gêmeos Hamnet e Judith. Entre 1585 e 1592 William começou uma carreira bem-sucedida em Londres como ator, escritor e um dos proprietários da companhia de teatro chamada Lord Chamberlain's Men, mais tarde conhecida como King's Men. Acredita-se que ele tenha retornado a Stratford em torno de 1613, morrendo três anos depois. Restaram poucos registros da vida privada de Shakespeare, e existem muitas especulações sobre assuntos como a sua aparência física, sexualidade, crenças religiosas, e se algumas das obras que lhe são atribuídas teriam sido escritas por outros autores. Shakespeare produziu a maior parte de sua obra entre 1590 e 1613. Suas primeiras peças eram principalmente comédias e obras baseadas em eventos e personagens históricos, gêneros que ele levou ao ápice da sofisticação e do talento artístico ao fim do século XVI. A partir de então escreveu apenas tragédias até por volta de 1608, incluindo Hamlet, Rei Lear e Macbeth, consideradas algumas das obras mais importantes na língua inglesa.
          Na sua última fase, escreveu um conjuntos de peças classificadas como tragicomédias ou romances, e colaborou com outros dramaturgos. Diversas de suas peças foram publicadas, em edições com variados graus de qualidade e precisão, durante sua vida.
          Shakespeare foi um poeta e dramaturgo respeitado em sua própria época, mas sua reputação só viria a atingir o nível em que se encontra hoje no século XIX. Os românticos, especialmente, aclamaram a genialidade de Shakespeare, e os vitorianos idolatraram-no como um herói, com uma reverência que George Bernard Shaw chamava de "bardolatria".
          No século XX sua obra foi adotada e redescoberta repetidamente por novos movimentos, tanto na academia e quanto na performance. Suas peças permanecem extremamente populares hoje em dia e são estudadas, encenadas e reinterpretadas constantemente, em diversos contextos culturais e políticos, por todo o mundo.

         

quinta-feira, 17 de maio de 2012

PARA REFLETIR

          Uma das coisas que mais me fascina e me deixa maluco é o tempo. Você já parou para pensar sobre isso? Tempo...

          Já houve quem o demonstrasse como relativo.

         Muitas vezes, não damos a mínima para este detalhe "tempo" ou não percebemos o próprio "tempo" passar, por isso, acabamos por ignorar a sua existência, a sua relatividade.

         Mas, a propósito, será mesmo que o tempo existe? E, se realmente existe, é possível então descrevê-lo?

         Eis aí uma bela questão para podermos debater e rebater por muito, muito tempo!